login   |    register

135
Os 100 Anos do 'BAZAR PARIS'

O Bazar Paris é, talvez, o maior revendedor no Porto da Revell (cerca de 80% dos kits de plásticos pertencem a esta marca) e recentemente apoiou a última edição da Portuscala 2003 (a exposição da IPMS Portugal, que se realizou em Leça da Palmeira, Matosinhos, em Novembro de 2003).

A exposição em si, não ocupava muito espaço (o tamanho da loja, que se divide em 2 amplos andares, permitia uma exposição maior), mas continha uma razoável variedade de modelos (desde automóveis em pequena e grande escala, passando por aviões, militaria, barcos e figuras). Alguns dos modelos expostos eram totalmente criados do zero (scratchbuild), isto a julgar pelos papéis explicativos que alguns modelos exibiam.

Todos os modelos estavam catalogados (isto se pudermos chamar catalogação a uma simples etiqueta autocolante com um número, não havendo qualquer tipo de indicação sobre o modelo- marca, escala, modelo, o que representava ...- deixando os visitantes menos conhecedores algo “perdidos” sobre aquilo que estavam a apreciar ...), catalogação essa que permitia a escolha do nosso modelo favorito, sendo que no final os mais votados, nas diferentes categorias, seriam escolhidos como vencedores, no entanto acho que isto não estava bastante claro, nem sequer faço a mínima ideia de quais seriam os prémios do concurso ...

Para os amantes, como nós, de militaria, a exposição continha alguns bons trabalhos em escala 1/35 e 1/72 (esta escala vencia em termos de número de participações) e figuras (tinha muito bons trabalhos, não em número mas em qualidade). Lamentavelmente o número de dioramas era escasso (não chegava a uma dezena, e alguns pareciam ter saído do sótão, pois continham algum pó), no entanto, a qualidade dos mesmos era bastante boa - eram poucos, mas bons !!

Quanto aos outros ramos do modelismo, dei alguma atenção á parte do aeromodelismo, devido á presença de belos exemplares de todos os tipos de aviões (havia inclusive a presença de alguns exemplares réplicas de esquadrilhas de acrobacia aérea e de um belo avião japonês da 2ª Guerra Mundial).

O automodelismo estava também bem representado, tendo como exemplo o modelo que ganhou o 1º Prémio da categoria, totalmente construído á mão.

O ferromodelismo, era o menos representado, com a presença de uma única maqueta com um comboio e alguns elementos cénicos (apesar da loja também comercializar uma grande variedade de artigos para o ramo).

Resumindo, mais uma boa exposição na área do Porto, que esperamos que levem a que outras se realizem, permitindo atrair assim mais adeptos para este hobby magnifico ...

See yaaa ...

Fotos EVENTS - BAZAR PARIS

Visitem o site do autor LOS FEDERALES

About the Author

About Celestino Delgado (mastertyno)
FROM: PORTO, PORTUGAL

My name is Celestino Delgado. I'm Portuguese, and I live in the Oporto area. I've being modelling for some time, but I've still got a lot to learn... I Love Helicopters, and figures, specially when I can build dioramas with them... Olá o meu nome é Celestino Delgado. Sou Português, e vivo na área...